Aviso de Privacidade do Mettacard
Através deste Aviso de Privacidade descreveremos como e porque coletamos e
tratamos dados pessoais de clientes ou potenciais clientes. Dados pessoais são
necessários para operacionalizar a prestação de nossos serviços, o que inclui desde a
personalização da sua experiência conosco até o fornecimento de informações às
autoridades competentes.
A Mettacard é a marca licenciada ao Banco Master que por sua vez e sob tal condição,
realiza o tratamento de dados pessoais para a prestação de produtos e serviços
financeiros atrelados ao Cartão Mettacard.
O Banco Master valoriza a transparência nas relações com os seus clientes e potenciais
clientes e trata com muita seriedade e respeito a sua privacidade e o adequado
tratamento de seus dados pessoais.
Caso tenha alguma dúvida acerca dos termos deste Aviso de Privacidade ficaremos
felizes em te apoiar através do nossa Central de Relacionamento ou através do e-mail
dpo@mettacard.com.br
Informamos que o nosso Aviso de Privacidade é revisado, no prazo de 6 (seis) meses,
ou de acordo com novas regulamentações ou métodos e tecnologias que utilizamos. É
importante que você verifique a vigência deste documento.
As informações deste Aviso de Privacidade são aplicáveis ao tratamento de dados
pessoais de nossos clientes ou potenciais clientes ou a qualquer pessoa a eles
vinculados que tiverem os seus dados tratados em razão da prestação de nossos
serviços, coletados através de formulários físicos ou digitais ou através do nosso site ou
aplicativo que, quando em conjunto, chamaremos de Canais Digitais.

  1. Informações gerais
    Estabelecemos e adotamos e revisamos de forma periódica procedimentos técnicos e
    organizacionais para garantir uma experiência segura na utilização dos nossos Canais
    Digitais.
    Nós também regularmente realizamos treinamentos e estabelecemos Políticas Internas
    a todos os nossos colaboradores sobre a importância do correto tratamento dos seus
    dados pessoais.
    Contamos com ferramentas de monitoramento e procedimentos que nos permite
    identificar, bloquear, remediar e punir eventuais condutas que podem colocar em risco
    os seus dados pessoais.

  2. Como coletamos os seus dados pessoais.
    O Banco Master, no oferecimento dos produtos vinculados ao Mettacard, pode coletar
    os seus dados pessoais das seguintes formas: formulários de cadastro, por e-mail,
    telefone, sites relacionados a produtos ofertados pelo Banco Master, cadastro nos
    nossos Canais Digitais, através de correspondentes bancários ou através dos convênios
    firmados com os órgãos públicos.
    Podemos armazenar os seus dados pessoais sempre quando você se cadastra,
    consulta ou contrata nossos produtos e serviços, seja diretamente através dos nossos
    Canais Digitais ou através de correspondentes bancários. Armazenamos e trabalhamos
    com os seus dados pessoais para prestar um serviço que você contratou ou oferecer
    possibilidades de contratação dos nossos serviços.
    A depender da sua relação com o Banco Master e com o Mettacard nós poderemos
    coletar diferentes tipos de dados pessoais, tais como nome, endereço, e-mail, número
    de telefone, dados relacionados aos seus documentos de identificação, dentre outros.
    Nos próximos itens deste Aviso de Privacidade vamos relacionar, de forma específica,
    quais os dados, inclusive pessoais, são coletados quando você se relaciona conosco.
    Todos os dados pessoais tratados pelo Banco Master para oferecimento de produtos
    financeiros vinculados ao Mettacard são processados para propósitos legítimos,
    específicos e claramente informados, através desde aviso, aos titulares de dados
    pessoais.

    I. Quais dados são coletados quando você utiliza nossos Canais
    Digitais:

    • Informações fornecidas pelo seu navegador;
    • Data e hora do seu acesso;
    • A versão de utilização do aplicativo;
    • Localização do seu acesso, caso permitido por você no seu
    dispositivo móvel;
    • A sua selfie e foto de seus documentos;
    • As suas ações nos Canais Digitais.
    Quando habilitado pelo usuário o Aplicativo poderá ser desbloqueado por meio da
    ferramenta de validação de identidade do próprio dispositivo. Neste procedimento sua
    informação biométrica para acesso ao aplicativo não é armazenada, tratada ou
    compartilhada pelo aplicativo do Mettacard, sendo o próprio dispositivo responsável por
    esta autenticação.

    II. Quais dados são coletados quando você contrata o Cartão
    Mettacard:

    • O número do seu CPF;
    • A sua biometria;
    • O número do seu telefone;
    • Seu nome e/ou nome social;
    • O seu e-mail;
    • O seu sexo;
    • Sua nacionalidade;
    • O seu estado civil;
    • Sua data de nascimento;
    • Seu RG, CNH ou RNE, com o número e data de emissão do
    documento;
    • O seu endereço residencial;
    • O seu rendimento mensal e margem consignável;
    • Seus dados bancários;
    • Sua profissão;
    • Sua Matrícula;
    • Seu tipo de Benefício;
    • Situação funcional;
    • A instituição e/ou órgão público a qual você está vinculado;
    • Dados de beneficiários como nome, CPF, grau de parentesco e
    data de nascimento, quando necessário.

    A depender do relacionamento que a instituição e/ou órgão público possuir com o
    Mettacard e Banco Master, mais ou menos dados poderão ser tratados, sempre
    respeitando os limites da listagem informada acima.
    Você pode obter acesso a um relatório personalizado dos dados pessoais que o Banco
    Master possui sobre você, bem como a descrição das finalidades para as quais seus
    dados são tratados. Para solicitar e ter acesso a esse relatório basta entrar em contato
    no e-mail dpo@mettacard.com.br e realizar uma requisição.

  3. Para quais finalidades tratamos os seus dados pessoais
    No âmbito do Mettacard o Banco Master realiza o tratamento de dados pessoais para
    propósitos legítimos, específicos e informados a você através deste Aviso de
    Privacidade. Nos itens abaixo você pode conferir para quais finalidades nós
    processamos os seus dados pessoais.

    Para criação da sua conta e validação da sua identidade.
    Precisamos verificar a sua identidade para disponibilizar o seu acesso ao nosso
    aplicativo. Essa verificação pode incluir o processamento de dados em conjunto
    com parceiros de crédito ou parceiros que realizam a sua checagem biométrica.
    Isso faz parte dos nossos procedimentos que são baseados em obrigações
    legais e regulamentares.

    Para execução dos serviços que você contratou
    Nós utilizamos os seus dados pessoais para operacionalizar os nossos serviços
    e cumprir com as nossas obrigações legais.
    Nós utilizaremos os seus dados pessoais para contratar, operacionalizar e
    prestar serviços e oferecer produtos do Mettacard, do Banco Master e de seus
    parceiros comerciais.
    Para prevenir e remediar a fraudes
    Ocasionalmente, podemos pedir que você valide a sua identidade através de

    uma selfie que será processada através de parceiros comerciais. Essa medida
    é adotada para prevenir crimes, acessos não autorizados e garantir a segurança
    de suas transações. Além disso, também podemos fazer uso de dados
    compartilhados entre instituições financeiras para prevenção a fraudes,
    conforme regulamentado pela autoridade competente.

    Para cumprimento de uma obrigação legal
    Podemos utilizar os seus dados pessoais para cumprir obrigações legais e
    regulatórias das quais estamos sujeitos. Trataremos os seus dados pessoais
    para atingir a finalidade na qual determinou a lei, inclusive para atividades de
    repressão à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, realização de
    processos de controle e mitigação de riscos, auditorias contábeis, análise de
    regularidade documental, atendimento às suas requisições, recebimento e
    investigação de denúncias.

    Para nos comunicar com você
    Podemos tratar os seus dados para nos comunicar com você nas seguintes
    situações: (i) através de comunicação transacional a respeito das suas
    movimentações, requisições feitas a nós ou qualquer outro motivo que tenha
    como origem a prestação dos serviços que você contratou; ou (ii) quando
    queremos oferecer nossos produtos e serviços, além de saber como está a sua
    experiência como cliente. Nesta última situação você poderá se opor ao
    recebimento dessas comunicações através das opções descritas no próprio e-
    mail ou através de requisição ao e-mail dpo@mettacard.com.br.

    Para entender e melhorar a sua utilização dos nossos serviços
    É através dos dados que você nos fornece na utilização dos nossos serviços que
    podemos entender e melhorar a sua experiência com os nossos serviços.

    Para garantir a sua segurança
    Através dos seus dados pessoais fornecidos, dos dados gerados a partir da sua
    utilização dos nossos Canais Digitais e dados compartilhados entre Instituições
    Financeiras podemos criar métodos e mecanismos para prevenção a fraudes e
    qualquer outra ação de terceiros não vinculados ao Mettacard ou Banco Master
    que possa causar danos ao seu patrimônio.

    Para finalidades legítimas que não acarretem risco relevante a você
    Podemos utilizar os seus dados pessoais para interesses legítimos do Banco
    Master que não acarretem risco relevante a você, como por exemplo, análise de
    movimentações financeiras, para elaboração de relatórios, medidas de gestão
    de negócio, desempenho da plataforma e desenvolvimento de produtos e
    serviços e aprimoramento da sua experiência como cliente. Também podemos,
    conforme permitido pela legislação, compartilhar os seus dados para outras
    empresas do Grupo Master.

    Para exercício de direitos, inclusive a defesa e/ou a proposição de ações
    administrativas, judiciais ou arbitrais

    Trataremos os seus dados pessoais para exercitar direitos previstos em lei e/ou
    propor ou se defender em ações judiciais, administrativas ou arbitrais quando for
    relevante para o Mettacard ou o Banco Master.
    Para situações em que seu consentimento é necessário o Banco Master realizará a
    coleta através de formulários nos nossos Canais Digitais ou através dos nossos
    correspondentes bancários. Nas hipóteses em que seu consentimento é necessário e
    você quiser revogá-lo, basta informar a sua oposição ao tratamento através do e-mail
    dpo@mettacard.com.br.
    Dados pessoais de Crianças e Adolescentes
    O Banco Master, no âmbito das operações do Mettacard, não realiza o tratamento de
    dados pessoais de criança e adolescentes.

  4. Com quem e como compartilhamos os seus dados pessoais
    Para prestar nossos serviços de maneira rápida e eficiente podemos contar com
    parceiros dos quais fazemos o compartilhamento de dados pessoais com o fim de
    operacionalizar a prestação dos serviços ou evitar fraudes. Esses parceiros podem ser
    correspondentes bancários, fornecedores, outras instituições financeiras, órgãos
    públicos na qual você é vinculado ou autoridades competentes.
    Quando você consulta ou contrata o Cartão Mettacard, nós poderemos compartilhar os
    seus dados pessoais com as empresas do Grupo Master para apoio no desenvolvimento
    de serviços relacionados ou desenvolvimento de ações e campanhas comerciais.
    Também poderemos fazer uso compartilhado com as empresas do Grupo Master para
    formação de perfil de consumo, atualização de contato e dados cadastrais, análise de
    crédito e prevenção à fraude.
    Nós fazemos o compartilhamento dos seus dados pessoais com parceiros, outras
    instituições financeiras e órgãos públicos para (i) validação da sua identidade,
    prevenção à fraudes e garantia da segurança das nossas transações, bem como para
    proteção ao crédito; (ii) verificação dos seus dados bancários, vencimentos mensais,
    margem consignável, score e restritivos de crédito; (iii) o desenvolvimento de nossas
    atividades, incluindo a prospecção de clientes, apresentação de operações e
    conhecimento e oferta de produtos ou serviços; (iv) prestação de serviços de qualidade
    e gerenciamento das nossas aplicações; (v) atendimento de investigações, ações
    judiciais, administrativas ou arbitral; (iv) armazenamento de dados em nuvem; (vii)
    realização de transações societárias como fusões ou aquisições de ativos vinculados
    ao Mettacard; (viii) cumprimento de determinação legal e de normas setoriais (ix)
    assinatura eletrônica de contratos e demais instrumentos e (x) quando você autorizar a
    divulgação.

  5. Sobre a transferência internacional de dados pessoais
    O Banco Master está sediado e presta suas operações no âmbito do Mettacard no
    Brasil, mas poderá realizar o tratamento de seus dados pessoais através de parceiros
    comerciais ou organismos internacionais sediados em países que possuem legislação
    semelhante ou equivalente à do Brasil. Além disso, mantemos contratos que preveem
    a mesma proteção adotadas por nós, alinhadas com as leis e regulamentações
    brasileiras.

  6. Como você pode exercer os direitos previstos na legislação
    O Banco Master, no âmbito das operações do Mettacard, garante a você, titular de
    dados pessoais, o exercício dos seus direitos por meio do e-mail
    dpo@mettacard.com.br. Através deste canal você poderá ter acesso às informações
    sobre o atendimento dos seus direitos, gerenciar suas preferências de privacidade,
    acompanhar as requisições realizadas ou realizar sugestões ou reclamações a respeito
    do uso dos seus dados pessoais.
    Caso precise do apoio de um atendente você poderá entrar em contato com a nossa
    Central de Relacionamento, estamos prontos para te auxiliar no que for necessário.
    Através e-mail você pode exercer os seguintes direitos previstos em lei:
    • Confirmação de tratamento dos seus dados pessoais;
    • Acesso aos seus dados pessoais;
    • Portabilidade de seus dados pessoais;
    • Correção, atualização ou complementação dos seus dados pessoais;
    • Revisão de decisões automatizadas;
    • Oposição ao tratamento dos seus dados pessoais;
    • Bloqueio do tratamento dos seus dados pessoais;
    • Eliminação ou anonimização de dados pessoais.
    Embora seja possível realizar qualquer uma dessas requisições, o Banco Master
    informa que adotará os meios legalmente possíveis para atender a sua requisição. Caso
    seja identificado a impossibilidade no atendimento à solicitação em razão de uma
    prestação de serviço ativa ou recente, por exemplo, nos reservamos a não cumprir com
    a sua requisição, em razão da possibilidade de infração a leis e regulamentações
    vigentes.
    Nós processamos requisições em nome de terceiros de forma a possibilitar o exercício
    de direitos por responsáveis, tutores, curadores e representantes legais. Neste caso,
    exigimos o documento que comprove a autorização legal.

  7. Medidas de segurança que adotamos para proteger suas informações
    O Banco Master tem o compromisso de aplicar as melhores técnicas organizacionais de
    segurança para proteger os dados que são confiados a nós. Aplicamos medidas de
    segurança da informação, processos, políticas e controles desenhados e
    implementados para garantir a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade dos
    dados. O acesso a dados pessoais é implementado e controlado de acordo com a
    necessidade de cada atividade desenvolvida, visando proteger os dados pessoais de
    acessos não autorizados. Também são implementadas e aprimoradas medidas para o
    rastreamento e registro de acessos a dados pessoais, visando monitorar interações,
    prevenir, detectar e remediar rapidamente eventuais situações inadequadas.
    Avaliamos recorrentemente nossos processos de segurança da informação, assim
    como planejamos e adotamos medidas mitigatórias para sanar ou reduzir eventuais
    riscos.
    IMPORTANTE: Nós do Banco Master ou do Mettacard jamais solicitaremos a
    confirmação de dados de senhas ou cadastro pessoal. Além disso, nossos comunicados
    não possuem nenhum tipo de arquivo para download ou anexos executáveis (arquivos
    com extensões .exe, .com., .scr, .bat). Nossos e-mails sempre virão com o seguinte
    remetente @mettacard.com.br e seus links direcionam você exclusivamente aos
    ambientes do Mettacard.

  8. Por quanto tempo mantemos os seus dados pessoais
    O Banco Master mantém os seus dados pessoais durante o tempo em que você mantém
    a sua relação conosco e após o encerramento do nosso relacionamento para cumprir
    necessidades legais e regulatórias.
    Armazenaremos os seus dados pessoais pelo tempo permitido pela legislação, sempre
    observando um motivo válido para fazê-lo.
    Caso deseje expressamente que o Banco Master não trate mais os seus dados, entre
    em contato através do e-mail dpo@mettacard.com.br.
    Como indicado no item 7, você pode requerer a solicitação de exclusão ou anonimização
    a qualquer tempo, no entanto, apenas processaremos a sua requisição se não
    estivermos impedidos por leis ou regulamentações setoriais.

  9. Encarregado pelo Tratamento dos Dados Pessoais
    O Banco Master e o Mettacard possuem Encarregados pelo Tratamento dos Dados
    Pessoais que são responsáveis por orientar a condução das nossas atividades em
    conformidade com a legislação e regulamentação de proteção de dados pessoais.
    Se você tiver dúvidas, sugestões ou reclamações relacionadas aos termos deste Aviso
    de Privacidade ou em relação ao tratamento de seus dados pessoais, entre em contato
    através do e-mail dpo@mettacard.com.br.
    O DPO do Banco Master é o Sr. Sandro Santos Souza e o DPO do Mettacard é a Sra.
    Kelly Urzeda.

  10. Atualizações deste Aviso de Privacidade
    O Banco Master poderá atualizar este Aviso de Privacidade de acordo com as
    alterações das nossas atividades de tratamento de dados pessoais. A versão vigente é
    a que está disponível em nossos Canais Digitais.

  11. Demais considerações
    Nós adotamos todas as medidas razoavelmente possíveis para proteger os seus dados
    pessoais, mas não somos responsáveis pelo uso indevido ou perda dos seus dados
    pessoais que não tivemos acesso ou que não foram inseridos ou controlados através
    da nossa plataforma.
    Nos isentamos de qualquer responsabilidade quanto ao uso ilegal e não autorizado dos
    seus dados pessoais ou credenciais. Não somos responsáveis por nenhuma conduta
    negligente ou maliciosa, de você ou terceiros, intencional ou não, que possa colocar em
    risco você ou suas transações.

    Última atualização: 09 de dezembro de 2024