Aviso de Privacidade do Mettacard
Através deste Aviso de Privacidade descreveremos como e porque coletamos e
tratamos dados pessoais de clientes ou potenciais clientes. Dados pessoais são
necessários para operacionalizar a prestação de nossos serviços, o que inclui desde a
personalização da sua experiência conosco até o fornecimento de informações às
autoridades competentes.
A Mettacard é a marca licenciada ao Banco Master que por sua vez e sob tal condição,
realiza o tratamento de dados pessoais para a prestação de produtos e serviços
financeiros atrelados ao Cartão Mettacard.
O Banco Master valoriza a transparência nas relações com os seus clientes e potenciais
clientes e trata com muita seriedade e respeito a sua privacidade e o adequado
tratamento de seus dados pessoais.
Caso tenha alguma dúvida acerca dos termos deste Aviso de Privacidade ficaremos
felizes em te apoiar através do nossa Central de Relacionamento ou através do e-mail
dpo@mettacard.com.br
Informamos que o nosso Aviso de Privacidade é revisado, no prazo de 6 (seis) meses,
ou de acordo com novas regulamentações ou métodos e tecnologias que utilizamos. É
importante que você verifique a vigência deste documento.
As informações deste Aviso de Privacidade são aplicáveis ao tratamento de dados
pessoais de nossos clientes ou potenciais clientes ou a qualquer pessoa a eles
vinculados que tiverem os seus dados tratados em razão da prestação de nossos
serviços, coletados através de formulários físicos ou digitais ou através do nosso site ou
aplicativo que, quando em conjunto, chamaremos de Canais Digitais.
- Informações gerais
Estabelecemos e adotamos e revisamos de forma periódica procedimentos técnicos e
organizacionais para garantir uma experiência segura na utilização dos nossos Canais
Digitais.
Nós também regularmente realizamos treinamentos e estabelecemos Políticas Internas
a todos os nossos colaboradores sobre a importância do correto tratamento dos seus
dados pessoais.
Contamos com ferramentas de monitoramento e procedimentos que nos permite
identificar, bloquear, remediar e punir eventuais condutas que podem colocar em risco
os seus dados pessoais. - Como coletamos os seus dados pessoais.
O Banco Master, no oferecimento dos produtos vinculados ao Mettacard, pode coletar
os seus dados pessoais das seguintes formas: formulários de cadastro, por e-mail,
telefone, sites relacionados a produtos ofertados pelo Banco Master, cadastro nos
nossos Canais Digitais, através de correspondentes bancários ou através dos convênios
firmados com os órgãos públicos.
Podemos armazenar os seus dados pessoais sempre quando você se cadastra,
consulta ou contrata nossos produtos e serviços, seja diretamente através dos nossos
Canais Digitais ou através de correspondentes bancários. Armazenamos e trabalhamos
com os seus dados pessoais para prestar um serviço que você contratou ou oferecer
possibilidades de contratação dos nossos serviços.
A depender da sua relação com o Banco Master e com o Mettacard nós poderemos
coletar diferentes tipos de dados pessoais, tais como nome, endereço, e-mail, número
de telefone, dados relacionados aos seus documentos de identificação, dentre outros.
Nos próximos itens deste Aviso de Privacidade vamos relacionar, de forma específica,
quais os dados, inclusive pessoais, são coletados quando você se relaciona conosco.
Todos os dados pessoais tratados pelo Banco Master para oferecimento de produtos
financeiros vinculados ao Mettacard são processados para propósitos legítimos,
específicos e claramente informados, através desde aviso, aos titulares de dados
pessoais.
I. Quais dados são coletados quando você utiliza nossos Canais
Digitais:
• Informações fornecidas pelo seu navegador;
• Data e hora do seu acesso;
• A versão de utilização do aplicativo;
• Localização do seu acesso, caso permitido por você no seu
dispositivo móvel;
• A sua selfie e foto de seus documentos;
• As suas ações nos Canais Digitais.
Quando habilitado pelo usuário o Aplicativo poderá ser desbloqueado por meio da
ferramenta de validação de identidade do próprio dispositivo. Neste procedimento sua
informação biométrica para acesso ao aplicativo não é armazenada, tratada ou
compartilhada pelo aplicativo do Mettacard, sendo o próprio dispositivo responsável por
esta autenticação.
II. Quais dados são coletados quando você contrata o Cartão
Mettacard:
• O número do seu CPF;
• A sua biometria;
• O número do seu telefone;
• Seu nome e/ou nome social;
• O seu e-mail;
• O seu sexo;
• Sua nacionalidade;
• O seu estado civil;
• Sua data de nascimento;
• Seu RG, CNH ou RNE, com o número e data de emissão do
documento;
• O seu endereço residencial;
• O seu rendimento mensal e margem consignável;
• Seus dados bancários;
• Sua profissão;
• Sua Matrícula;
• Seu tipo de Benefício;
• Situação funcional;
• A instituição e/ou órgão público a qual você está vinculado;
• Dados de beneficiários como nome, CPF, grau de parentesco e
data de nascimento, quando necessário.
A depender do relacionamento que a instituição e/ou órgão público possuir com o
Mettacard e Banco Master, mais ou menos dados poderão ser tratados, sempre
respeitando os limites da listagem informada acima.
Você pode obter acesso a um relatório personalizado dos dados pessoais que o Banco
Master possui sobre você, bem como a descrição das finalidades para as quais seus
dados são tratados. Para solicitar e ter acesso a esse relatório basta entrar em contato
no e-mail dpo@mettacard.com.br e realizar uma requisição. - Para quais finalidades tratamos os seus dados pessoais
No âmbito do Mettacard o Banco Master realiza o tratamento de dados pessoais para
propósitos legítimos, específicos e informados a você através deste Aviso de
Privacidade. Nos itens abaixo você pode conferir para quais finalidades nós
processamos os seus dados pessoais.
• Para criação da sua conta e validação da sua identidade.
Precisamos verificar a sua identidade para disponibilizar o seu acesso ao nosso
aplicativo. Essa verificação pode incluir o processamento de dados em conjunto
com parceiros de crédito ou parceiros que realizam a sua checagem biométrica.
Isso faz parte dos nossos procedimentos que são baseados em obrigações
legais e regulamentares.
• Para execução dos serviços que você contratou
Nós utilizamos os seus dados pessoais para operacionalizar os nossos serviços
e cumprir com as nossas obrigações legais.
Nós utilizaremos os seus dados pessoais para contratar, operacionalizar e
prestar serviços e oferecer produtos do Mettacard, do Banco Master e de seus
parceiros comerciais.
• Para prevenir e remediar a fraudes
Ocasionalmente, podemos pedir que você valide a sua identidade através de
uma selfie que será processada através de parceiros comerciais. Essa medida
é adotada para prevenir crimes, acessos não autorizados e garantir a segurança
de suas transações. Além disso, também podemos fazer uso de dados
compartilhados entre instituições financeiras para prevenção a fraudes,
conforme regulamentado pela autoridade competente.
• Para cumprimento de uma obrigação legal
Podemos utilizar os seus dados pessoais para cumprir obrigações legais e
regulatórias das quais estamos sujeitos. Trataremos os seus dados pessoais
para atingir a finalidade na qual determinou a lei, inclusive para atividades de
repressão à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, realização de
processos de controle e mitigação de riscos, auditorias contábeis, análise de
regularidade documental, atendimento às suas requisições, recebimento e
investigação de denúncias.
• Para nos comunicar com você
Podemos tratar os seus dados para nos comunicar com você nas seguintes
situações: (i) através de comunicação transacional a respeito das suas
movimentações, requisições feitas a nós ou qualquer outro motivo que tenha
como origem a prestação dos serviços que você contratou; ou (ii) quando
queremos oferecer nossos produtos e serviços, além de saber como está a sua
experiência como cliente. Nesta última situação você poderá se opor ao
recebimento dessas comunicações através das opções descritas no próprio e-
mail ou através de requisição ao e-mail dpo@mettacard.com.br.
• Para entender e melhorar a sua utilização dos nossos serviços
É através dos dados que você nos fornece na utilização dos nossos serviços que
podemos entender e melhorar a sua experiência com os nossos serviços.
• Para garantir a sua segurança
Através dos seus dados pessoais fornecidos, dos dados gerados a partir da sua
utilização dos nossos Canais Digitais e dados compartilhados entre Instituições
Financeiras podemos criar métodos e mecanismos para prevenção a fraudes e
qualquer outra ação de terceiros não vinculados ao Mettacard ou Banco Master
que possa causar danos ao seu patrimônio.
• Para finalidades legítimas que não acarretem risco relevante a você
Podemos utilizar os seus dados pessoais para interesses legítimos do Banco
Master que não acarretem risco relevante a você, como por exemplo, análise de
movimentações financeiras, para elaboração de relatórios, medidas de gestão
de negócio, desempenho da plataforma e desenvolvimento de produtos e
serviços e aprimoramento da sua experiência como cliente. Também podemos,
conforme permitido pela legislação, compartilhar os seus dados para outras
empresas do Grupo Master.
• Para exercício de direitos, inclusive a defesa e/ou a proposição de ações
administrativas, judiciais ou arbitrais
Trataremos os seus dados pessoais para exercitar direitos previstos em lei e/ou
propor ou se defender em ações judiciais, administrativas ou arbitrais quando for
relevante para o Mettacard ou o Banco Master.
Para situações em que seu consentimento é necessário o Banco Master realizará a
coleta através de formulários nos nossos Canais Digitais ou através dos nossos
correspondentes bancários. Nas hipóteses em que seu consentimento é necessário e
você quiser revogá-lo, basta informar a sua oposição ao tratamento através do e-mail
dpo@mettacard.com.br.
Dados pessoais de Crianças e Adolescentes
O Banco Master, no âmbito das operações do Mettacard, não realiza o tratamento de
dados pessoais de criança e adolescentes. - Com quem e como compartilhamos os seus dados pessoais
Para prestar nossos serviços de maneira rápida e eficiente podemos contar com
parceiros dos quais fazemos o compartilhamento de dados pessoais com o fim de
operacionalizar a prestação dos serviços ou evitar fraudes. Esses parceiros podem ser
correspondentes bancários, fornecedores, outras instituições financeiras, órgãos
públicos na qual você é vinculado ou autoridades competentes.
Quando você consulta ou contrata o Cartão Mettacard, nós poderemos compartilhar os
seus dados pessoais com as empresas do Grupo Master para apoio no desenvolvimento
de serviços relacionados ou desenvolvimento de ações e campanhas comerciais.
Também poderemos fazer uso compartilhado com as empresas do Grupo Master para
formação de perfil de consumo, atualização de contato e dados cadastrais, análise de
crédito e prevenção à fraude.
Nós fazemos o compartilhamento dos seus dados pessoais com parceiros, outras
instituições financeiras e órgãos públicos para (i) validação da sua identidade,
prevenção à fraudes e garantia da segurança das nossas transações, bem como para
proteção ao crédito; (ii) verificação dos seus dados bancários, vencimentos mensais,
margem consignável, score e restritivos de crédito; (iii) o desenvolvimento de nossas
atividades, incluindo a prospecção de clientes, apresentação de operações e
conhecimento e oferta de produtos ou serviços; (iv) prestação de serviços de qualidade
e gerenciamento das nossas aplicações; (v) atendimento de investigações, ações
judiciais, administrativas ou arbitral; (iv) armazenamento de dados em nuvem; (vii)
realização de transações societárias como fusões ou aquisições de ativos vinculados
ao Mettacard; (viii) cumprimento de determinação legal e de normas setoriais (ix)
assinatura eletrônica de contratos e demais instrumentos e (x) quando você autorizar a
divulgação. - Sobre a transferência internacional de dados pessoais
O Banco Master está sediado e presta suas operações no âmbito do Mettacard no
Brasil, mas poderá realizar o tratamento de seus dados pessoais através de parceiros
comerciais ou organismos internacionais sediados em países que possuem legislação
semelhante ou equivalente à do Brasil. Além disso, mantemos contratos que preveem
a mesma proteção adotadas por nós, alinhadas com as leis e regulamentações
brasileiras. - Como você pode exercer os direitos previstos na legislação
O Banco Master, no âmbito das operações do Mettacard, garante a você, titular de
dados pessoais, o exercício dos seus direitos por meio do e-mail
dpo@mettacard.com.br. Através deste canal você poderá ter acesso às informações
sobre o atendimento dos seus direitos, gerenciar suas preferências de privacidade,
acompanhar as requisições realizadas ou realizar sugestões ou reclamações a respeito
do uso dos seus dados pessoais.
Caso precise do apoio de um atendente você poderá entrar em contato com a nossa
Central de Relacionamento, estamos prontos para te auxiliar no que for necessário.
Através e-mail você pode exercer os seguintes direitos previstos em lei:
• Confirmação de tratamento dos seus dados pessoais;
• Acesso aos seus dados pessoais;
• Portabilidade de seus dados pessoais;
• Correção, atualização ou complementação dos seus dados pessoais;
• Revisão de decisões automatizadas;
• Oposição ao tratamento dos seus dados pessoais;
• Bloqueio do tratamento dos seus dados pessoais;
• Eliminação ou anonimização de dados pessoais.
Embora seja possível realizar qualquer uma dessas requisições, o Banco Master
informa que adotará os meios legalmente possíveis para atender a sua requisição. Caso
seja identificado a impossibilidade no atendimento à solicitação em razão de uma
prestação de serviço ativa ou recente, por exemplo, nos reservamos a não cumprir com
a sua requisição, em razão da possibilidade de infração a leis e regulamentações
vigentes.
Nós processamos requisições em nome de terceiros de forma a possibilitar o exercício
de direitos por responsáveis, tutores, curadores e representantes legais. Neste caso,
exigimos o documento que comprove a autorização legal. - Medidas de segurança que adotamos para proteger suas informações
O Banco Master tem o compromisso de aplicar as melhores técnicas organizacionais de
segurança para proteger os dados que são confiados a nós. Aplicamos medidas de
segurança da informação, processos, políticas e controles desenhados e
implementados para garantir a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade dos
dados. O acesso a dados pessoais é implementado e controlado de acordo com a
necessidade de cada atividade desenvolvida, visando proteger os dados pessoais de
acessos não autorizados. Também são implementadas e aprimoradas medidas para o
rastreamento e registro de acessos a dados pessoais, visando monitorar interações,
prevenir, detectar e remediar rapidamente eventuais situações inadequadas.
Avaliamos recorrentemente nossos processos de segurança da informação, assim
como planejamos e adotamos medidas mitigatórias para sanar ou reduzir eventuais
riscos.
IMPORTANTE: Nós do Banco Master ou do Mettacard jamais solicitaremos a
confirmação de dados de senhas ou cadastro pessoal. Além disso, nossos comunicados
não possuem nenhum tipo de arquivo para download ou anexos executáveis (arquivos
com extensões .exe, .com., .scr, .bat). Nossos e-mails sempre virão com o seguinte
remetente @mettacard.com.br e seus links direcionam você exclusivamente aos
ambientes do Mettacard. - Por quanto tempo mantemos os seus dados pessoais
O Banco Master mantém os seus dados pessoais durante o tempo em que você mantém
a sua relação conosco e após o encerramento do nosso relacionamento para cumprir
necessidades legais e regulatórias.
Armazenaremos os seus dados pessoais pelo tempo permitido pela legislação, sempre
observando um motivo válido para fazê-lo.
Caso deseje expressamente que o Banco Master não trate mais os seus dados, entre
em contato através do e-mail dpo@mettacard.com.br.
Como indicado no item 7, você pode requerer a solicitação de exclusão ou anonimização
a qualquer tempo, no entanto, apenas processaremos a sua requisição se não
estivermos impedidos por leis ou regulamentações setoriais. - Encarregado pelo Tratamento dos Dados Pessoais
O Banco Master e o Mettacard possuem Encarregados pelo Tratamento dos Dados
Pessoais que são responsáveis por orientar a condução das nossas atividades em
conformidade com a legislação e regulamentação de proteção de dados pessoais.
Se você tiver dúvidas, sugestões ou reclamações relacionadas aos termos deste Aviso
de Privacidade ou em relação ao tratamento de seus dados pessoais, entre em contato
através do e-mail dpo@mettacard.com.br.
O DPO do Banco Master é o Sr. Sandro Santos Souza e o DPO do Mettacard é a Sra.
Kelly Urzeda. - Atualizações deste Aviso de Privacidade
O Banco Master poderá atualizar este Aviso de Privacidade de acordo com as
alterações das nossas atividades de tratamento de dados pessoais. A versão vigente é
a que está disponível em nossos Canais Digitais. - Demais considerações
Nós adotamos todas as medidas razoavelmente possíveis para proteger os seus dados
pessoais, mas não somos responsáveis pelo uso indevido ou perda dos seus dados
pessoais que não tivemos acesso ou que não foram inseridos ou controlados através
da nossa plataforma.
Nos isentamos de qualquer responsabilidade quanto ao uso ilegal e não autorizado dos
seus dados pessoais ou credenciais. Não somos responsáveis por nenhuma conduta
negligente ou maliciosa, de você ou terceiros, intencional ou não, que possa colocar em
risco você ou suas transações.
Última atualização: 09 de dezembro de 2024